Pilates Para O Estresse

Pilates para aliviar o estresse

O estresse é o estado de alerta em que o organismo entra ao se deparar com algo que requeira mais esforço ou concentração. Ele provoca um aumento da produção do cortisol acima do normal. Quando a produção de cortisol está desequilibrada, o corpo sente como se não pudesse mais descansar. Para ele, é como se não houvesse mais diferença entre dia e noite e o estado de alerta fosse constante. Com a persistência do quadro, surgem problemas mais graves: insônia, depressão, obesidade, fibromialgia, fadiga crônica, aumento do risco de enfartes, AVC, trombose e uma considerável baixa de imunidade.

Para diminuir o nível de estresse e melhorar a saúde física e emocional, é necessária uma mudança. Para quem busca qualidade de vida, uma das primeiras coisas é sair do sedentarismo e encontrar uma atividade física que dê prazer.

Aí que entra o Pilates, um cuidado com o corpo e a mente que exige apenas uma hora por dia, de duas a três vezes por semana. As aulas de Pilates são realizadas de maneira consciente e completa. A respiração lenta e profunda e a concentração trabalhada durante os exercícios reduzem significativamente os níveis de cortisol no sangue ao longo do tempo.

Além disso, o Pilates garante o desenvolvimento de capacidades físicas como: equilíbrio, força, resistência e coordenação, além de melhorar a postura e relaxar o corpo de forma geral.